Segundo Censo Escolar 2024, 50,06% dos professores que atuam em Nilo Peçanha, não possuem diploma de bacharelado ou licenciatura. Colocando o município na 20ª posição na Bahia entre os que têm maior porcentagem de docentes sem formação superior concluída.
A pesquisa é do Ministério da Educação (Mec), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e mostra que, na Bahia, o município com maior taxa de professores sem diploma atuando é Jitaúna, com 67,1% dos professores. Ao todo, são 22 municípios da Bahia, onde a maioria dos professores não possui diploma de ensino superior.
O exercício da docência sem capacitação é ilegal, mas muito desses profissionais ocupam cargos com base em cursos profissionais voltados para o Magistério. Ou seja, além do diploma do Ensino Médio, realizaram pequenos cursos de pedagogia para lecionar nas salas de aula.
Segundo o Bahia Notícias, a pesquisa evidencia que diversos municípios têm parte considerável de seus docentes e, em menor escala, de gestores escolares, com essas formações. Chega-se a um valor de 19,9%, representando quase um em cada cinco professores do estado da Bahia.