Durante o cumprimento do mandado de prisão contra o rifeiro José Roberto Santos, o Nanan Premiações, na manhã desta quarta-feira (9), a esposa dele, Gabriela Silva, fazia publicações nas redes sociais. Os dois foram presos juntos na segunda fase da Operação Falsas Promessas, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia.
Às 5h26 da manhã, Gabriela publicou um story no Instagram com a seguinte frase: “Mais uma vez a perseguição do sistema, até quando o pobre que saiu da miséria vai ser tachado de marginal?”
Em seguida, postou uma foto mostrando policiais dentro da residência do casal, localizada em um condomínio de luxo na Estrada do Coco, na Região Metropolitana de Salvador.
Gabriela e Nanan são apontados como líderes da organização criminosa investigada por movimentar valores milionários oriundos do tráfico de drogas por meio de rifas ilegais. Segundo a Polícia Civil, o casal usava redes sociais para atrair apostadores com sorteios de carros de luxo e grandes prêmios em dinheiro. No entanto, os resultados eram manipulados e os ganhadores, muitas vezes, faziam parte do próprio esquema.
Para disfarçar a movimentação financeira ilícita, o grupo utilizava empresas de fachada e “laranjas”, segundo as investigações.
A Operação Falsas Promessas mobilizou cerca de 300 policiais civis e cumpriu mandados de prisão e busca em Salvador, na Região Metropolitana (RMS) e em cidades do interior da Bahia. Gabriela já havia sido presa em setembro de 2024, na primeira fase da operação, e voltou a ser detida nesta quarta-feira.
A Polícia Civil segue investigando o destino do dinheiro arrecadado e o nível de envolvimento do casal com o financiamento do tráfico de drogas.